A Solução: Catalisador Magnético
Pouco divulgado, o catalisador magnético foi uma das invenções mais importantes e com menos repercussão da ultima década e recentemente foi adaptado a prevenção de incrustações em tubulações.
As incrustações reduzem o diâmetro dos tubos, diminuindo a área total para o fluxo do liquido. As incrustações são um dos problemas mais comuns na indústria petrolífera, interferindo na produção de petróleo e gás, resultando em custos adicionais para tratamento, proteção e remoção. A incrustação gera portanto, aumento considerável dos custos, tornando empreendimentos petrolíferos menores inviáveis.
As incrustações também geram problemas econômicos graves em estações de tratamento de agua e outras industrias onde há passagem de água por tubulações, como em caldeiras, boilers, chillers, evaporadores, condensadores etc, pois bloqueiam a passagem e então reduzem a eficiência do fluxo de água nos dutos. Isso resulta em aumento da energia necessária para transportar o liquido.
Soluções como agentes químicos e outros tipos de catalisadores como o eletroquímicos são socialmente e economicamente inviáveis. O primeiro devido a poluição do liquido e impacto ambiental e o segundo pelo alto custo, baixa durabilidade e ser restrito apenas a tubulações com fluxo de água.
Estudos comprovam que o catalisador magnético é capaz, por meio do campo magnético, de gerar interferência na precipitação de Sulfato de Bário, Carbonato de Cálcio e Sulfato de Cálcio, impedindo assim a formação de incrustação. A sua efetividade é proporcional a força do campo eletromagnético e a velocidade do fluxo do liquido.
Portanto, devido a ausência da necessidade de energia, zero impacto ambiental, alta durabilidade e baixo custo de fabricação e instalação, o Catalisador magnético é a melhor solução econômica para petrolíferas e industrias em geral.